Quando decidimos ser Au Pair nos Estados Unidos, imaginamos que o maior desafio será cuidar de crianças em outro idioma. Mas a realidade é que o verdadeiro impacto começa nas pequenas diferenças do dia a dia e é aí que o famoso choque cultural aparece.
Neste post, trago algumas das principais diferenças culturais entre o Brasil e os EUA que você precisa conhecer antes de embarcar, para evitar surpresas e se preparar da melhor forma possível.
1. Alimentação e horários das refeições
Nos Estados Unidos, os horários das refeições são muito diferentes dos brasileiros, por exemplo, o jantar. Sim, é comum jantar às 17h, o que para nós parece quase um lanche da tarde.
Dica: tenha sempre snacks por perto nos seus primeiros dias, até seu corpo se acostumar com a nova rotina.
2. Estilo de criação das crianças
Durante o Skype ou troca de e-mails, investigue com atenção o estilo de criação da família. Algumas perguntas que podem te ajudar:
- As crianças têm rotina fixa ou a casa é mais flexível
- Como os pais disciplinam os filhos
- Eles usam castigos? Se sim, como são aplicados
Essas respostas vão te mostrar como será seu dia a dia com as crianças e se esse ambiente combina com o seu jeito de trabalhar.
🔎 Dica: Use este exemplo de perguntas do Au Pair in America como base para sua entrevista.
3. Relacionamento com a host family
No Brasil, é comum que o vínculo com a família seja mais íntimo e acolhedor. Já nos EUA, a relação tende a ser mais formal, especialmente no começo.
- Eles podem parecer frios, mas isso é cultural
- O conceito de espaço pessoal é levado a sério
- Nem sempre vão abraçar ou elogiar com frequência
Com o tempo, isso pode mudar, mas não se assuste se a relação for mais profissional no início.
4. Regras são levadas a sério
Se no Brasil temos o famoso jeitinho, nos Estados Unidos a regra é a regra. Seja para trânsito, horários, uso de carro, acesso à geladeira ou tarefas da casa, o combinado é levado à risca.
Você pode ter horário para usar o carro, para sair de casa, para estar de volta. E se algo for proibido, o mais seguro é seguir à risca.
Dica: peça tudo por e-mail. Assim, você tem registro e evita mal-entendidos futuros.
5. Organização e planejamento
Os americanos valorizam pontualidade, organização e planejamento com antecedência. Um playdate com outra criança, por exemplo, pode ser marcado com uma semana de antecedência. Viagens em família são planejadas meses antes.
Se você gosta de resolver tudo de última hora, prepare-se: ter uma agenda será essencial para não se perder.
6. Liberdade para ser quem você é
Por outro lado, uma das coisas mais bonitas da cultura americana é a liberdade individual. Lá, ninguém vai te julgar pela roupa que usa, pelo estilo de vida ou por ser diferente. Essa liberdade é um grande respiro para muitas Au Pairs.
A diversidade cultural, de gênero, de identidade e de pensamentos é muito mais visível, o que pode ser um ótimo espaço para você se redescobrir.
Conclusão: choque cultural faz parte e você vai superar
Sentir estranheza nos primeiros dias é completamente normal. Você vai estranhar os hábitos, os costumes, os jeitos e até a comida. Mas com o tempo, você aprende, se adapta e carrega o melhor dos dois mundos com você.
Ser Au Pair é também crescer culturalmente. É olhar o mundo com novos olhos e também se enxergar de outro jeito. Se quiser compartilhar sua experiência ou tirar dúvidas, pode me chamar no Instagram: @angelar0cha
0 Comentários